Boa Forma em 8 Semanas – Semana 1

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Encontrei esse post em um blog e achei interessante colocar aki pra voces...


ANTONACCIO, Cynthia. Boa Forma em 8 semanas: um programa para aprender a comer, emagrecer e conquistar saúde. São Paulo: Marco Zero, 2005.
Conforme eu tinha comentado com vocês, estou lendo esse livro, aliás, relendo, já que o tenho há um tempão :D
Resolvi seguir o programa proposto no livro. São pequenas alterações a cada semana, ou seja, mudança de hábitos e incorporação de novas atitudes. Na verdade não tem nada assim tão diferente das coisas que eu já vinha fazendo, mas é bom pra fixar mesmo esses hábitos mais saudáveis.

Primeiro a autora coloca um teste, para sabermos em que perfil nos encaixamos, dentre seis: saudável, emotivo, festivo, ativo, workaholic e maníaco por dieta. Ah eu sou uma mistura de cada um, menos o ativo e workaholic talvez (ao final de cada capítulo a autora dá dicas para cada perfil específico). Depois ela ensina a calcular o IMC e analisar a circunferência da cintura (que pra ela é medida com a fita métrica dois dedos abaixo do umbigo... pra mim aí é a barriga, a minha cintura quando meço é naquela parte mais fininha mesmo, heheh).

Primeira semana: Conquistar Disciplina- Comer a cada 3 horas (de preferência todos os dias nos mesmos horários)
- Comer com calma, mastigar muito bem(aproximadamente 20 vezes cada “bocada” :D)
- Distribuir bem as calorias ao longo do dia (isso quer dizer que se você sentir mais fome pela manhã, coma mais nesse horário e diminua um pouco em outras refeições; mas se a fome é maior a noite ou se faz exercícios nesse período, a mesma regrinha da manhã)
- Beber mais água (8 a 10 copos por dia)- Fazer um diário alimentar (anotar tudo o que comer e beber por 1 semana pelo menos)
- Evitar pular o café da manhã

Não é muito difícil né?! Eu sempre mastiguei muuuuuito. Sempre fui motivo de piadas pela demora em comer. Na casa de outras pessoas até comia bem menos do que estava com vontade, porque ficava com vergonha de ser a última a terminar, heheh. É costume mesmo, não consigo ser diferente. Sozinha em casa levo de 30 a 40 min para almoçar... Bom, então nesse ponto já sou 100%.

Quanto a água, outra coisa que sempre tomei muuuuita. Quando vou pra casa dos meus pais, eles brincam que dou prejuízo pois têm que trocar o galão de água mineral 3 vezes mais do que quando não estou lá! :D E sou assim desde criança mesmo. Mas sabem que esses dias que estive “meio largada”, até isso eu diminui? Bom, mas é só prestar atenção que faço certinho, não tenho dificuldades nenhuma.

Não pulo o café da manhã, mesmo acordando tarde! Aprendi com meus pais e sou 100% também! \o/

Por fim: comer a cada 3 horas, anotar tudo e distribuir bem as calorias, acho que tranqüilo também. Talvez o mais complicado pra mim não seja comer de 3 em 3 horas, mas sim comer todos os dias no mesmo horário! Vixe, nisso sou uma bagunça... Então acredito que esse seja meu exercício para adquirir disciplina que mais vai me fazer “suar a camisa” :D

Na próxima semana seguirei essas determinações, além de outras que já estipulei e que devo colocar amanhã no blog!

Espero que tenham gostado! Logo coloco a segunda semana.
 

0 comentários:

Postar um comentário